sábado, 1 de março de 2014

Campanha de carnaval da SENAD alerta para uso de drogas e direção nas estradas
A Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas do Ministério da Justiça (SENAD/MJ) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançaram a campanha de carnaval "Álcool, crack, outras drogas, o trânsito e você?". O objetivo é garantir a segurança no trânsito e prevenir acidentes nas estradas na época de folia. 

Cerca de 60 mil panfletos estão sendo distribuídos em todo o Brasil. A PRF usa vans e ônibus preparados com sistema de som, ar condicionado, cadeiras e tela para exibição de vídeos de conscientização. Esses veículos ficam transitando e param em lugares estratégicos por três horas para que a população possa ser orientada. 

A campanha tem ênfase nos estados de Minas Gerais e Bahia, onde há maior índice de morte no Brasil na época de carnaval, alcançando 33%, de acordo com dados da PRF.

Drogas e direção

Em Florianópolis acontece um curso de formação de policiais com o objetivo de capacitá-los na abordagem, fiscalização e prevenção de acidentes nas estradas. No total serão mil policiais que irão atuar na campanha, além de 3 mil que irão agir nos principais carnavais do país. 

O intuito da campanha é alertar para os riscos do uso de bebida alcoólica e drogas ao volante. O uso dessas substâncias tem efeito direto na capacidade de reagir a situações imprevisíveis, principalmente no trânsito. Alguns dos efeitos são: 

- Diminuição dos reflexos, equilíbrio, concentração

- Perda de noção de distância, espaço, tempo e velocidade

- Desatenção, irritabilidade, alucinação 

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), essas infrações são consideradas gravíssimas, podendo acarretar multa de R$1.915,40, suspensão do direito de dirigir por 12 meses, retenção do veículo e detenção de seis meses a três anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário